Inscrição

Marketing Digital em Saúde

de 20 de janeiro de 2021 a julho de 2021

Formação lecionada em regime presencial ou em virtual learning

Duração

200 horas

Preço

4.700€*

Idioma

Português

horário

Quartas e Sextas
Das 18h às 22h

Descrição

A Digital Health Academy orgulha-se de ser a primeira academia no mercado dedicada ao Marketing Digital para o setor da saúde e a primeira a oferecer uma formação intensiva e completa sobre todas as áreas relevantes para os profissionais deste segmento.

A formação, em regime modular, abrange áreas de Marketing Digital 360 e integra todas as valências, de áreas mais especializadas e técnicas a outras de novas metodologias de comunicar e captar audiências, passando por áreas de pendor mais legal e de compliance. Com este curso, ficará apto a trabalhar todas as áreas do Marketing Digital e a usar as melhores ferramentas para potenciar o seu trabalho e elevar os seus resultados.

Público-alvo

  • Profissionais de saúde
  • Quadros da indústria farmacêutica
  • Quadros do canal de distribuição de produtos de saúde
  • Jornalistas especializados
  • Profissionais de marketing e comunicação
  • Estudantes de gestão, marketing ou ciências da saúde

 Datas e Horários

  • De 20 de janeiro de 2021 a julho de 2021 | Quartas e Sextas – das 18h às 22h

*Contacte-nos para conhecer as modalidades de pagamento disponíveis

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Abertura e o Digital em Portugal / Pharma

  • Apresentações e conteúdos do curso
  • Informações de funcionamento da DHA
  • A evolução do digital
  • Números do digital em Portugal
  • O que mudou nas empresas e na tecnologia
  • Evolução do Marketing
  • Principais ferramentas de Marketing
  • Principais análises de Marketing
  • O Marketing na Indústria Farmacêutica
  • O Plano de Marketing
    • Como está estruturado um Plano de Marketing
    • As ferramentas digitais num Plano de Marketing
    • Exemplos práticos
    • O que ter em consideração
    • Como ir dos objetivos à escolha das ferramentas (incluindo as digitais)
    • Como ir dos objetivos às ações em digital
    • Avaliação do plano
  • Exercício prático
  • O novo consumidor e as novas gerações: o que mudou 
  • Jornadas do consumidor: o que são
  • A Transformação Digital: de que se trata
  • Como se promove a Transformação Digital
  • A Transformação Digital na área Farmacêutica
  • A importância do website nos dias de hoje – comunicar através do website
  • Dos websites institucionais, às lojas online
  • Websites institucionais vs informativos 
  • UX: do que trata e porque é importante
  • UX: como fazer testes de usabilidade
  • AI: do que trata e porque é importante
  • Como definir a AI de um website
  • O que é um CMS e quais os mais utilizados
  • O papel do website na jornada do consumidor
  • Ferramentas importantes
  • Landing Pages
    • De que se trata
    • Elementos de uma LP
    • Como estruturar uma LP 
    • Frameworks de LPs
    • Ferramentas para construção de LP
  • Exercício prático
  • Diferentes tipos de apps
  • Frameworks de apps
  • O que implica a construção de uma app
  • Google vs Apple: requisitos e aprovações
  • Custos de desenvolvimento
  • Aquisição e retenção de utilizadores
  • Apps para delegados de informação médica vs enquanto instrumento de comunicação
  • Exercício prático de planeamento de uma app

Introdução

  • O público
  • Saturação vs. Cluetrain manifesto
  • Constrangimentos na escrita

Preparar

  • Sumarização e sintetização de ideias
  • Hierarquia da informação
  • Concordância
  • Tom, estilo e personalidade
  • Personas para quem comunicamos

Escrever

  • Título ou 1ª Impressão
  • Listas
  • Características vs. benefícios
  • Metáforas e Analogias
  • Sequência
  • Tamanho do texto

Reescrever e afinar

  • Voz ativa vs. Voz passiva
  • Ritmo
  • Clareza
  • Critérios e técnicas de edição
  • Elementos persuasivos
  • Call to action
  • Formatação

Boas práticas a considerar

  • SEO / Metadata
  • Websites / Interfaces
  • Landing pages
  • Redes sociais
  • E-mail Marketing
  • Google Ads

Exercícios práticos

Exercícios de escrita para diferentes plataformas digitais

O consumidor e o mercado

  • Mudança dos comportamentos de consumo
  • Impacto nos negócios
  • Mercado em Portugal
  • Concorrência global

Gestão do Negócio Online & Frameworks de e-commerce

  • Modelos de negócio em E-commerce
  • Canais de Venda
  • Legislação (Portugal e Europa)
  • Principais diferenças de modelos operativos dos players digitais

Plataformas de E-commerce

  • Papel das plataformas
  • Principais plataformas e diferenças
  • O que ter em consideração na escolha e adjudicação de um parceiro

Trading online

  • Principais elementos da venda online
  • Business Intelligence

Operações e logística

  • Logística como componente da proposta de valor
  • Modelos logísticos
  • Novos modelos
  • Logística inversa
  • Serviço ao cliente
  • Pagamentos

Health, Beauty and Personal Care

  • Iniciativas de retalho e tendências

O novo ponto de venda e compras online

Search Engine Marketing

  • De que se trata SEM?
  • O que tem em consideração?
  • Importância de conjugar o orgânico com o pago

Search Engine Optimization

  • O que é SEO?
  • Como otimizamos páginas
  • Mitos de SEO

Escolha de keywords e análise concorrencial

  • Como o fazer e o que ter em consideração

Otimização on page

  • Da escrita de conteúdos à densidade de keywords
  • Alt texts, meta descriptions e outros elementos on page
  • A importância dos URLS

Otimização off page

  • O que ter em consideração
  • Como definir uma estratégia de link building

Erros a evitar

Ferramentas úteis

Exercícios práticos

Enquadramento e Introdução: Google Ads

  • O Universo de anúncios Google
  • Como funciona a recolha de informação
  • Como pode um anunciante usar os anúncios
  • Principais funcionalidades & vantagens

Criação de conta

  • Estruturar uma conta Google Ads para o Sucesso
  • Pontos a ter em consideração na configuração

Anúncios Search: O Poder da Segmentação

  • Palavra-chave: como definir
  • País e Idioma: importância
  • Horário
  • Dispositivos
  • Criação e programação de anúncios que geram conversões
  • Extensões de anúncios como driver de conversão
  • As regras de ouro para uma campanha otimizada

Anúncios Google – Display

  • Formatos e segmentações
  • Quando usar: vantagens e desvantagens

Anúncios Google – Youtube

  • Diferentes opções de formatos
  • Cuidados a ter com os materiais

Anúncios Google Shopping

  • Porque é importante e como funcionam
  • O que ter em consideração numa campanha de Shopping

Opções Premium

  • Opções Premium de anúncios em plataformas Google: quais são e as diferenças da plataforma self-service

Análise e reporting

  • Principais métricas
  • Classificação do Anúncio – O Índice de Qualidade num sistema de leilões

Atividade Prática 

Criação passo-a-passo de uma conta de campanha.

Fundamentos do Branded Content

  • A evolução dos media nos últimos anos
  • O papel de cada meio na vida do consumidor
  • O que fez explodir o Content Marketing nos últimos anos
  • Content is a King but the Queen are the Social Media
  • Branded Content: o que é e como funciona nos diferentes meios

Estratégia de Branded Content

  • Identificar territórios da marca e/ou territórios-tendência
  • Exercício de brainstorming de criação de território
  • Criação e conceito
  • Best practices 

Branded Content

  • Conceitos importantes em Branded Content e as suas diferenças
  • Como desenvolver uma estratégia de Content Marketing:
    • Objetivo
    • Research
    • Target
    • Insights
    • Big Idea
    • Materialização (canais)
  • Casos práticos em diversos meios – onde o Branded Content é o coração da estratégia
  • Legislação
  • KPIs e Métricas
  • Exercício prático

Enquadramento e dados

  • Dados de utilização de redes sociais no Mundo e em Portugal
  • Social Media e a sua importância num Plano de Marketing

Facebook – o rei das redes sociais

  • Como podem as empresas apostar no Facebook
  • Como criar bom conteúdo para esta rede social
  • Boas práticas
  • Reporting

Instagram – a rede social com maior crescimento

  • Como podem as empresas apostar no Instagram
  • Como criar bom conteúdo para esta rede social
  • Boas práticas
  • Reporting

LinkedIn

  • Perfil vs Páginas vs opções premium
  • Presença de uma marca no LinkedIn
  • Como criar bom conteúdo para esta rede social
  • Boas práticas
  • Reporting

Twitter

  • Princípios básicos de gestão desta rede social
  • Em que situações apostar e o que ter em consideração

Youtube

  • Princípios básicos de gestão desta rede social
  • Em que situações apostar e o que ter em consideração

Pinterest & Outras redes sociais

  • Princípios de funcionamento do Pinterest
  • Sectores que mais apostam e em que faz sentido apostar nesta rede social
  • Outras redes sociais

Tendências

  • Tendências de utilização
  • Redes sociais em ascensão

Estratégia e manuais

  • Como definir uma estratégia
  • Social Media Brand Book: como elaborar e o que consta
  • Planos de conteúdos
  • Manuais de gestão de crise online
  • Reports

Principais plataformas de media digital

  • Quais as diferenças entre os formatos e segmentações
  • Plataformas em ascensão

Facebook & Instagram Ads

  • Promoção de publicação vs Anúncios em Business Manager
  • Anúncios Premium
  • Business Manager
    • Diferentes objetivos disponíveis e quando os usar
    • Opções de segmentações e como são recolhidos os dados
    • Locais de publicação para cada objetivo
    • Como construir bons anúncios
    • Testes a fazer
  • Reporting: informações disponíveis e o que considerar

LinkedIn Ads

  • Critérios de segmentação disponíveis
  • Opções de self-service
  • Formatos e locais de publicação
  • Vantagens e desvantagens
  • Reporting: informações disponíveis o que considerar

Twitter & Pinterest

  • Formatos e segmentações disponíveis em Twitter
  • Formatos e segmentações disponíveis em Pinterest
  • Vantagens e desvantagens destas opções de media

Exercícios práticos

Os media digitais

  • Quais são os principais meios usados em Portugal
  • As suas particularidades na compra e entrega desses meios

Planeamento de meios e o digital

  • Como fazer um Plano de Meios
  • Quais os pontos a ter em consideração
  • Diferentes formatos e aparelhos
  • Diferentes modelos de compra (programática entre outros)
  • Estrutura

AdFraud, Brand Safety e Ad Block

  • O que significam e como detetar
  • Métricas disponíveis para análise

Gestão do trabalho com agências

  • Como fazer um briefing
  • Como analisar uma proposta
  • Como analisar o reporting

Tendências em Media

Exercício prático

Com base em objetivos definidos como fazer o planeamento de meios digitais.

Enquadramento e introdução ao E-mail Marketing

  • Importância numa estratégia de Marketing e Comunicação
  • Diferentes tipos de e-mailing no sector da Saúde

Base de dados e captação de e-mails

  • Lei de proteção de dados
  • Cuidados a ter com a captação de dados
  • Estratégias de captação de base de dados
  • Estratégia de conteúdos e Landing Pages – importância e como planear
  • Segmentação e criação de listas

E-mails e newsletters

  • Estrutura de um bom e-email
  • Como criar bons assuntos
  • Dicas para não ser considerado SPAM
  • Erros a evitar
  • Conteúdos para e-mails e formatos;
  • Design de e-mails
  • Double opt-in, opt-out
  • Soft e hard bounce

Plataformas

  • Principais plataformas e diferenças

E-mail nurturing

  • Como desenhar e-mail streams e flows de acordo com comportamentos (de compra, por exemplo) e estágios do consumidor
  • Como desenhar e-mail streams e flows de acordo com consumo de conteúdos e dados demográficos
  • Que análises fazer e com que frequência
  • Combinação de estratégia de conteúdos com E-mail Marketing
  • Market e sistema de scoring
  • Básicos de Marketing Automation

E-mail noutras plataformas digitais

  • Integração de e-mails com redes sociais (anúncios em social)
  • Integração e importância de e-mail noutras plataformas digitais

Métricas e análise

  • Testes A/B
  • Análises quantitativas
  • Relatórios

Exercício prático

  • Planeamento de uma campanha de e-mail
  1. Base de dados – Enquadramento legal
  2. Tipos de plataformas
  3. Áreas de um CRM
  4. Planeamento da implementação de um projeto de CRM
  5. Levantamento de necessidades e capacidades
  6. Elaboração de procedimentos
  7. Projeto de implementação de CRM
  8. Motivos de insucesso

Enquadramento

  • O que é Marketing de Influência e as suas vantagens?
  • Onde inserir Marketing de Influência num Plano de Marketing?

Influenciadores – como identificá-los?

  • Tipos de influenciadores
  • Tops influenciadores
  • O que ter em conta na escolha
  • Plataformas para escolha e gestão

Como trabalhar com Influenciadores Digitais

  • Direto vs Agência
  • Elaboração de briefings e contratos
  • Earned vs Paid Media
  • Aspetos legais a ter em conta
  • Regulamentações do sector Farmacêutico e de Saúde a ter em conta
  • Best Practices

Exemplos

  • Como pode o sector da Saúde usar Influencers Marketing
  • Bons exemplos

Exercício prático

Enquadramento

  • O que é possível medir-se
  • Como fazer uma boa medição
  • Principais ferramentas analíticas (Universo Google e fora desse universo)
  • Diferenças entre ferramentas

Google Analytics

  • Definições da plataforma: dos administradores à criação de diferentes “views”
  • Principais métricas: como são calculados e a sua relevância
  • Relatórios de real time: o que são e quando os usar
  • Relatórios de audiência
  • Relatórios de aquisição
  • Relatórios de comportamentos
  • Relatórios de conversão
  • Criação de relatórios customizados
  • UTMs – criação e vantagens

Google Analytics vs Google Analytics 360

  • Principais diferenças

Google Tag Manager

  • De que se trata e suas vantagens
  • Como fazer a implementação

Google Data Studio

  • De que se trata e suas vantagens
  • Walk through na plataforma

Associação contas de vários produtos Google (Google Ads, Adsense, entre outros)

  • Como o fazer
  • Vantagens
  • O que é possível medir-se

Das métricas aos insights 

  • Como traduzir as métricas para conhecimento na empresa
  • Exemplos práticos de como o fazer

Exercício prático

  • Os alunos farão exercícios práticos na conta demo Google Analytics.
  • Problema, insight, vantagem e estratégia
  • Audiências, Targets e personas
  • Das definições de objetivos à escolha de plataformas
  • Das definições de objetivos à definição de ações
  • Estudos de caso
  • Exercício prático de elaboração de uma estratégia

AR e VR

  • De que se trata
  • Bons exemplos da sua utilização
  • Como poderão as marcas usar

AI

  • De que se trata
  • Impacto que tem hoje no mundo e que se espera que terá

Internet of things

  • De que se trata
  • Que impacto terá nas empresas

Big e Small Data

  • Integração de todo o tipo de informação
  • O impacto que terá nos negócios e na área da Saúde

Outras tendências

  • Tendências relevantes para a área de Marketing e Saúde

Conheça alguns dos formadores DHA

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Ângelo Marques

Ângelo Marques

CREATIVE DIRECTOR & COPYWRITER NA WIZ CREATIVE

Mário Alcântara​

Mário Alcântara

MANAGING PARTNER DA BUZZBEAT STRATEGY

Marco Gouveia​

Marco Gouveia

HEAD OF DIGITAL MARKETING
NO PESTANA GROUP HOTEL

Virgínia Coutinho

Virgínia Coutinho

SOCIAL MEDIA
AND DIGITAL MARKETING CONSULTANT

Pedro Santos

Pedro Santos

DIRECTOR DE E-COMMERCE DA SONAE MC

Carla Rodrigues

Carla Rodrigues

BUSINESS AND STRATEGY PARTNER NA WHAT ABOUT AGENGY

Paulo Rossas

Paulo Rossas

CHIEF INNOVATION OFFICER NA LISBON DIGITAL SCHOOL

André Novais de Paula

André Novais de Paula

CREATIVE STRATEGY NA DIRECTIMEDIA

Pedro Janela

Pedro Janela

CEO & FUNDADOR DO WYGROUP

Pedro Lanceiro

Pedro Lanceiro

COMMERCIAL EXCELLENCE MANAGER NA DAIICHI SANKYO PORTUGAL

Rute Ferreira

Rute Ferreira

BUSINESS ADVISOR NA HAVAS MEDIA PORTUGAL

Nuno Nunes

Nuno Nunes

MANAGING DIRECTOR NA RHP - RELIABLE HEALTHCARE PARTNERS

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Copyright © 2020 | DIGITAL HEALTH ACADEMY

  • Ângelo Marques Diretor Criativo e Copywriter na WIZ Interactive.

    Tem 20 anos de experiência em escrita comercial e publicitária, tendo trabalhado com marcas como Smart, Médis, Auto Mercedes Benz, Expresso, Red Bull, Frize, Mateus Rosé, Worten, Lidl, Boutique dos Relógios, Museu do Dinheiro, Samsung, Galp e Nutricia, entre outras.

    Foi dos primeiros a escrever para a internet desde o seu surgimento em Portugal. Gosta de estudar e partilhar formas de tornar a escrita comercial mais interessante, clara e persuasiva.

     

  • Mário Alcântara trabalha há mais de 20 anos em comunicação digital, sendo atualmente Managing Partner da Buzzbeat Strategy, uma agência de estratégia de Marketing. Reúne a experiência tanto da agência como de cliente, tendo trabalhado na Publicis Groupe (como Diretor de Projectos), Ogilvy Interactive (como Diretor Geral), na DDB e Tribal DDB (como Diretor de Estratégia e Head of Office).

    Conta no seu currículo com a experiência em marcas e empresas bem conhecidas como: Oracle, SAP, Nestlé, Fanta, Continente, Auchan, Jerónimo Martins, Hasbro, Volkswagen, Renault, Ford, Nissan, IBM, British Airways, Becel, Gallo, Bayer, J&J, Roche, José de Mello Saúde, BNP Paribas, entre outras.

  • Marco Gouveia é consultor e formador de Marketing Digital, conta com mais de 15 anos de experiência no Digital, sendo uma referência nacional em Search Engine Optimization (SEO), Google Ads e Web Analytics.

    Atualmente, é Head of Digital Marketing do Pestana Hotel Group, onde assegura há mais de seis anos um retorno de investimento superior à média, através da otimização orgânica e paga dos seus portais de E-commerce.

    Desde 2016, Marco Gouveia é formador do Atelier Digital Google, um curso presencial de Marketing Digital que já formou mais de 50 mil portugueses.

    Além do seu trabalho no Grupo Pestana e Google, é professor em várias universidades e escolas profissionais do país, sendo também co-autor do livro “Marketing Digital para Empresas”.

  • Virgínia Coutinho é uma das maiores entusiastas portuguesas das áreas de Social Media e Marketing Digital.

    No seu percurso profissional, destaca-se como consultora estratégica de Social Media, como oradora em conferências e seminários nacionais e internacionais do setor e também como formadora.

    Da sua carreira internacional fazem parte a empresa Socialbakers, na qual foi Diretora de Marketing, e o Facebook, no Brasil, onde assumiu o desafio de ser uma das consultoras para PMEs para esse mercado.

    Atualmente é formadora oficial Google, no Programa Google Atelier Digital, destinado a estudantes e profissionais que queiram adquirir competências digitais. É também fundadora e organizadora do evento Upload Lisboa, um dos maiores e mais conhecidos eventos da área de Marketing Digital, e co-autora do livro “Marketing Digital para Empresas”.

    Diretora-Geral e Fundadora da Lisbon Digital School.

  • Pedro SantosDiretor de E-commerce da Sonae MC, liderando os negócios e iniciativas de base digital, como o Continente Online.

    Anteriormente, desempenhou funções de Diretor de operações, logística, desenvolvimento e gestão de projetos em várias empresas do Grupo Sonae.

    Tem liderado e participado em diversos projetos e negócios digitais relevantes desde 2001, ano que liderou o lançamento da Worten Online.

    É vice-presidente da ACEPI – Associação de Economia Digital, e desempenha outros papéis e funções não executivas, mentor e advisor de programas de desenvolvimento e aceleração de startups de base digital (como a EGI Booster ou Portugal Ventures).

    Participa regularmente como orador ou júri em eventos nacionais e internacionais focados em E-commerce, Digital ou Retalho.

  • Carla Rodrigues é licenciada pela ESCS em Publicidade e Marketing. O seu percurso profissional é marcado por várias experiências na área da Publicidade, mas a sua paixão é Media.

    Trabalhou em Agências de Meios, como Initiative, Strat Mccann, Wavemaker, onde desenvolveu projetos na área de Planeamento de Meios. Foi nomeada CIO (Chief Innovation Officer), tendo sido responsável, nos últimos dois anos do seu percurso em Agências, pela digitalização e inovação da agência Wavemaker.

    Coordenou áreas como Digital, Content, Tecnologia e trabalhou com mais de 40 marcas, como: EDP, Netflix, Pfizer, Vodafone, Chevrolet, Telepizza, Mango, Pescanova, Coca- cola, Beiersdorf, entre outras.

    Em 2018, após um percurso de 20 anos em Media, decidiu focar-se nas suas paixões: lançar uma agência de Digital Influencers – What About Agency, e dedicar-se à Formação.

  • Paulo Rossas começou o seu percurso pelo futebol profissional, mas aos 28 anos decidiu optar por um caminho diferente.

    Entrou no Curso de Criatividade Publicitária, na Restart, terminando-o em 2011. Nesse mesmo ano, foi um dos vencedores do Estágio Improvável da agência Torke, a primeira agência por onde passou. Sem pausas para descanso, em novembro entra para a recém-criada equipa SL Benfica Multimédia, onde permanece durante dois anos como Head of Social Media e Brand Content.

    Em 2013, aceita o convite da J. Walter Thompson (actual Wunderman Thompson), formando a primeira equipa Digital da agência.

    Ocupou o cargo de Head of Social Media & Brand Content e trabalhou marcas como Vodafone Portugal, Cerveja Sagres, Bohemia, Iglo, Ikea, Galp, Nestlé, entre outras.

    Hoje é Creative e Social Media Consultant e desempenha a função de Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School.

  • André Novais de Paula é formado em Marketing e Publicidade pelo IADE, com especialização em Marketing, é o responsável de Estratégia Criativa na Directimedia, uma agência de Marketing Relacional e Digital.

    Tem desenvolvido a sua atividade dentro do Marketing Relacional e Digital, com ênfase em campanhas integradas de Cross-Media.

    No plano associativo, ocupa o cargo de Diretor na APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa.

    Atualmente é formador do Atelier Digital da Google e orador habitual em conferências nacionais, colaborando ainda com diversas entidades de formação sobre a temática de Marketing Relacional e Digital. É também co-autor do livro “Marketing Digital Para Empresas”.

  • Pedro Janela é CEO e Fundador do WYgroup, o maior grupo de capitais nacionais dedicado ao Marketing Digital. O WYgroup, que começou com os seus sócios do zero em 2002, conta com 300 colaboradores e oito agências em operação.

    É também Business Angel através do fundo de seed capital eggNEST, onde actualmente se desenvolvem nove empresas e onde foram investidos mais de 1 milhão de Euros.

    Estudou Engenharia Electrotécnica, ramo de Controlo e Robótica, no IST, em 1995. Tem formação da Wharton School em Filadélfia, em Estratégias de Marketing Competitivo, realizada em 1995. O PAEGI da Universidade Católica, realizado 2004, e o Advanced Management Program realizado em Kellogg e na Universidade Católica, em 2012.

    É mentor e/ou júri em vários programas de aceleração de empreendedorismo em Portugal. É também administrador da Make-a-Wish Portugal e membro do Board da Associação Entrepreneur’s Organization Portugal.

    Marcas para as quais o formador já fez apresentações e formações: Merck, MSD, Astellas, Pfizer, Janssen, Ascensia, Celgene, grupo Maisfarmacia, Grupo Claro.

  • Pedro Lanceiro trabalha em CRM desde 2001. Desempenhou várias funções no seu percurso profissional, tendo começado por Técnico de Suporte, mais tarde passa a Account Manager, Business Development Manager e Customer Service Manager, até à sua saída para a Daiichi Sankyo.

    Durante o seu percurso teve a oportunidade de implementar diversas soluções de CRM em Laboratórios como a Lundbeck, Servier, GSK, Grunenthal, Dermoteca, entre outros. Nestes projetos, assumiu o papel de Account Manager mas também de Project Manager, o que lhe permitiu garantir uma visão muito abrangente da Indústria Farmacêutica. Entre as soluções implementadas estão Première, Siebel, WebForce, Mobile Intelligence (Nexxus MI) e TEAMS.

    De momento, coordena toda a atividade e desenvolvimentos de CRM trabalhando especificamente um Produto, o Lixiana.

  • Rute Ferreira começou o seu percurso profissional na área do Marketing Digital, numa empresa de desporto focada em conteúdos e E-commerce.

    Em 2011, ingressou na MEC Portugal, na equipa de digital onde trabalhou marcas da área FMCG, Moda, Retalho e Banca. Mais tarde, foi convidada pela empresa a participar na Digital Academy em Londres, onde desenvolveu projetos da área do online e fez parte da equipa Global-Digital da Johnson & Johnson, trabalhou ainda com a Pfizer e a Bayer.

    Em 2018, aceitou o desafio de participar na Lisbon Digital School, onde a transformação digital das empresas e consultoria junto de marketeers tem sido parte do acompanhamento, juntamente com a formação nas áreas de media online junto de profissionais do mercado português.

    Passou pela área de Digital e de Content da Wavemaker Portugal, sendo responsável pela Comunicação Digital e de conteúdos de diversas marcas na área de Retalho, Beleza e Banca.

    Atualmente é Business Advisor na Havas Media Portugal, com principais funções estratégicas do negócio de marcas com especial enfoque no digital.

  • Nuno Nunes trabalha há 25 anos em marketing na área da saúde, tendo passado pela indústria farmacêutica, onde desempenhou diferentes cargos em empresas nacionais e internacionais. Orgulha-se de ter lançado e gerido com a sua equipa comercial o produto farmacêutico que alcançou o 1º lugar no top de referências mais consumidas em Portugal, com 250.000 consumidores diários no nosso país.

    Depois da sua passagem de duas décadas pela indústria, em 2015 fundou a consultora de marketing e comunicação Reliable Healthcare Partners. Acompanha hoje vários projetos com laboratórios farmacêuticos, associações de profissionais de saúde, associações de doentes, distribuidores e pontos de venda em Portugal e na Europa.

    É membro da direção da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, autor e co-autor de livros de Marketing, cronista convidado na Revista Marketing Farmacêutico e docente convidado em diferentes formações e instituições.

    Clientes/projetos realizados na área da saúde: Bial, Menarini, Novartis, BMS, Novex Pharma Laboratorio SL, SPAVC, Daiichi Sankyo, Pfizer, Krka, IQVIA IES Italia Srl, OCP Portugal, Hollyfar, Boehringer Ingelheim, AEOP, ANEA, Mundipharma, SPHTA, EONS, SPHTA, APS, APCL, entre outros.